Obsolescência Planejada
Centro de Ciências Humanas
Sociologia
Avaliação
Bloco I – três questões: questão 2 obrigatória, escolher mais duas entre as restantes.
1. Quais são as bases do modelo produtivista contemporâneo? Considere os pressupostos desse modelo no que diz respeito às relações com a natureza e à compreensão das relações sociais. Como a teoria social vem repensando as relações da sociedade com a natureza e a distribuição dos malefícios produzidos pelo modelo produtivista sob a forma neoliberal recente?
2. Por que se considera a obsolescência planejada uma arma estratégica do capitalismo? Aponte os tipos de obsolescência. Quais os efeitos biofísicos/ ambientais da expansão do capitalismo. Há alternativa a esse tipo de desenvolvimento?
A obsolescência planejada é uma estratégia que estabelece o tempo de vida de um determinado produto seja por meio de funcionamento ou por que ele vai ficando para trás das tecnologias mais recentes. Assim se move a sociedade consumista compra, estraga/’’envelhece’’ e compra novamente. Os tipos de obsolescência são a de função: Um produto existente torna-se antiquado quando um novo executa melhor a função, a de qualidade: O produto quebra-se ou se gasta em determinado tempo, geralmente em curto prazo e a de desejabilidade, o produto que ainda está bom se torna fasto em nossa mente porque aprimoramos outro estilo ou modificação faz com que ele fique menos desejável.
A obsolescência planejada é uma tecnologia a serviço do capital. Para aumentar a acumulação de despesas privadas o capital devasta, destrói, esgota a natureza. Se a satisfação de todos fosse realmente a finalidade do sistema produtivo, os bens seriam reutilizáveis.
Para mudar isso o necessário era rever os princípios que norteiam esse modelo de crescimento econômico. Inspirarmo-nos no movimento recente de decrescimento econômico. Um exemplo é o PIB não pode mais continuar sendo visto como uma taxa que deve sempre crescer. Não é possível