powder
É o estudo das quantidades de calor liberadas e absorvidas durante as transformações de estado físico, reações químicas etc...
ENTALPIA (H)
Entalpia é o conteúdo de calor de um sistema, à pressão constante. Não é possível medir a entalpia absoluta de um sistema por isso, mede-se a variação de entalpia (∆H) da reação
UNIDADES DA ENTALPIA: cal, kcal, J, kJ
O Sistema Internacional de unidades recomenda que se utilize a unidade joule (J) nos processos que envolvem troca de calor.
1 caloria (cal) = quantidade de calor necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1,0 grama de água.
1 kcal = 1000 cal 1 kJ = 1000 J
1 cal = 4,18 J
ENTALPIA DE PADRÃO ( Hº )
devido à impossibilidade de determinarmos diretamente a entalpia das substâncias, trabalhamos com a variação de entalpia (∆H). Porém, a variação de entalpia de uma reação depende da temperatura, da pressão, do estado físico, do número de mols e da variedade alotrópica das substâncias envolvidas. Por esse motivo foi criado um referencial para fazermos comparações: a entalpia padrão. Dessa maneira, as entalpias serão sempre avaliadas em relação a uma mesma condição (condição padrão ou estado padrão).
O estado padrão de uma substância corresponde à sua forma mais estável, a 1 atm, a 25 °C. A entalpia padrão de uma substância é indicada por H°..
Por convenção foi estabelecido que:
“Toda substância simples, no estado padrão e na sua forma alotrópica mais estável (mais comum), tem entalpia (H) igual a zero.”
Lembrando:
Substâncias alotrópicas são duas ou mais substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo tipo de átomo.
Exemplos:
O carbono pode ser encontrado sobre a forma de grafite ou diamante.
Assim
C(grafite) → H° = 0
C(diamante) → H° ≠ 0
O enxofre pode ser encontrado sobre a forma de enxofre rômbico ou enxofre monoclínico .
Assim
S(rômbico) → H° = 0
S(monoclínico) → H°