Reciclagem do Aço
3.1 Importância da Reciclagem do Aço
O aço é uma liga metálica composta principalmente por ferro e carbono, e é classificado conforme a quantidade de carbono presente. Os aços de baixo teor de carbono possuem no máximo 0,3% deste composto, não podem ser temperados e sua principal característica é a ductilidade. Os aços de médio carbono variam na composição deste elemento entre 0,3% a 0,6%. Os aços de alto teor de carbono possuem teores acima de 0,6% e apresentam elevada dureza e resistência após têmpera (PORTAL AÇOS JOMINY).
Em relação ao ferro metálico, o aço apresenta a vantagem de poder ser facilmente trabalhado através da forja, extrusão e laminação, além de possuir maior tenacidade e dureza. Seu baixo custo destaca-se frente a demais metais e ligas metálicas que também apresentam boa resistência mecânica (PORTAL BRASIL ESCOLA). O aço é aplicado em diversos materiais do cotidiano, tais como eletrodomésticos, automóveis, ferramentas, equipamentos industriais, construções civis e industriais, entre outros. No Brasil, a indústria de aço é uma das mais competitivas do mundo, gerando anualmente mais de R$ 45 bilhões em valor acrescentado para o país (PORTAL INSTITUTO AÇO BRASIL).
A indústria siderúrgica trata-se de uma indústria muito intensiva em relação ao uso de materiais e energia, sendo que mais de 50% destes recursos resultam na produção de efluentes gasosos e de resíduos sólidos e subprodutos. (GERVÁSIO). A reciclagem do aço proporciona uma redução de 25% no uso de energia elétrica e diminui o uso de água, pois não é necessária a lavagem e enriquecimento do minério de ferro (SCOTT, 2011). Além disso, a cada tonelada de aço reciclado, economiza-se 1,25 toneladas de minério de ferro, 630 kg de carvão e 54 kg de calcário. O processo de reciclagem desenvolve uma menor quantidade de resíduos e provoca uma menor emissão de partículas poluentes do que a produção de aço a partir de matérias-primas. Como exemplo pode-se citar a emissão