Tipos de Reciclagem
Reciclagem dos Plásticos
O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local. Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15% sendo que a maior dificuldade para ocorrer à reciclagem deste é a grande diversidade de plásticos existentes.
Como os plásticos não são degradáveis e a demanda global tem apresenta do crescimento contínuo, o setor de transformação de plástico tem atraído muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de reciclagem. Apenas os termoplásticos são passíveis de reciclagem, sendo que podem ser reutilizadas infinitas vezes, uma vez que não perde sua estrutura química durante o seu aquecimento.
Os plásticos recicláveis são: potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens para alimentos, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas de PET, que convertida em grânulos é usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas.
Os não recicláveis são: cabos de panela, botões de rádio, pratos, canetas, bijuterias, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis.
Existem três tipos de reciclagem:
Reciclagem ou de pré-consumo: É a conversão de resíduos plásticos por tecnologia convencionais de processamento em produtos com características de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas