Reciclagem
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto a expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). A reciclagem beneficia o meio econômico,ambiental e social. Nesta pesquisa, darei ênfase á importância e as vantagens da reciclagem, e também dos tipos de reciclagem e exemplos de produtos recicláveis.
A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
A reciclagem favorece muitos meios, como o econômico, o natural e o social. No caso do econômico, como citado acima, a reciclagem sai mais barata do que a produção de uma nova matéria prima. No âmbito social, proporciona não só qualidade de vida como emprego para pessoas mais pobres.
TIPOS
Os principais tipos de reciclagem é a de papel, vidro, metal e plástico; mas existem muitos outros tipos de reciclagem como a de baterias, entulho, aço e etc. Segue abaixo uma tabela sobre materiais recicláveis.
PAPEL
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está