povitivismo
CURSO – SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE
DISCIPLINA – SOCIOLOGIA
PROFESSOR: NEI G. GARCIA.
LOURISLEY GIL
MARINGÁ2014
QUESTÃO 01.
R: O Positivismo foi uma corrente filosófica, uma forma de interpretar a sociedade, tem origem na ciência, da crença no poder exclusivo da razão humana para conhecer e traduzir em leis naturais, o Positivismo substitui as explicações teológicas, filosóficas de senso comum das quais o homem usava para explicar a realidade. Essa corrente filosófica surgi no século XIX tendo como idealizadores Auguste Comte e John Stuart Mill, ganhou proporção na Europa na metade do século XIX e começo do século XX.
QUESTÃO 02.
R: A partir das discussões e analise em sala de aula, entendemos que a sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana e os processos que inter ligam os indivíduos em associação, grupos, estuda fenômenos sociais. A palavra sociologia foi criada em 1839, por Auguste comte, filosofo Frances, considerado o pai da sociologia.
A sociologia, não surgi der repente, nem resultou de idéias de um único autor, ela surgi na Grécia antiga no século V a.C com os sofistas que tinham a atenção voltada aos problemas sociais e políticos e, Platão e Aristóteles, com esses filósofos surgi os primeiros pensamento reflexivos sobre a sociedade.
A partir do século XIV ocorrem transformações significativas com o fim do feudalismo e com o surgimento do capitalismo, a Europa sofre transformações econômicas, políticas, culturais, cientificas e social ideológicas: na economia com a expansão do comercio favorece o crescimento das principais cidades européias, surgi um novo tipo de comercio que atraiu o povo do campo para cidade, com isso desbancando o poder dos senhores feudais que ate então tinham o poder econômico, político e ideológico junto com os poderes religiosos da igreja Católica, o novos conhecimentos produzidos começa a se separar do poder religioso, a razão