Por que a Geografia pragmática emergiu em um contexto específico vivido pela sociedade mundial
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD
MARIA DANIELLE SANTOS VIEIRA
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA
Arapiraca/AL
2013
MARIA DANIELLE SANTOS VIEIRA
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA
Trabalho de pesquisa realizado na disciplina Introdução a Ciência Geográfica do curso de Geografia Licenciatura EAD, na Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, como requisito para obtenção de nota.
Orientação: Prof.a Cirlene Jeane Santos e Santos; Prof. Luciano Lima Ferreira.
Arapiraca/AL
2013
Por que a Geografia pragmática emergiu em um contexto específico vivido pela sociedade mundial
Os fundamentos da Geografia pragmática foi defendido por G. Dematteis. A Geografia pragmática estava voltada sempre para os fundamentos passados da Geografia Tradicional. Propôs uma visão do futuro no presente, baseado no passado, com a finalidade de criar uma tecnologia geográfica, um móvel utilitário, originando daí o nome pragmático. Uma primeira via de sua objetivação é a Geografia quantitativa, a qual poderia ser explicado , totalmente com o uso de métodos matemáticos. As relações e inter-relações de fenômenos de elementos, as variações locais da paisagem, a ação da natureza sobre os homens, segundo a Geografia pragmática, seria possível de ser expressados em termos numéricos e compreendidos na fórmula de cálculos.
Quando é realizado a análise de uma região, a qual deveria começar pela contagem dos elementos presentes que podiam ser o número de estabelecimentos agrícolas, total da população, extensão, número e tamanho das vilas e