Potenciometria
Potenciometria ou método potenciométrico de análise química são métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas, ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise. Por se tratar de um equipamento simples e relativamente barato, sendo constituído de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo para leitura do potencial a estes ligados, e dispensar o uso de indicadores que podem muitas vezes não serem possíveis de ter sua alteração de cor detectável, tornou-se um método difundido e confiável a ser aplicado nas volumetrias, em química analítica quantitativa. Por também permitir a determinação direta de determinadas e específicas substâncias, dispensando as vidrarias e reagentes usados em diversas volumetrias clássicas, tornou-se igualmente difundido pelo crescente desenvolvimento e redução de custos da eletrônica.
(http://dicionarioportugues.org/pt/potenciometria )
Na Potenciometria utiliza-se dois tipos de eletrodos os
Eletrodos Indicadores aqueles que possuem uma afinidade bastante seletiva para interagir com determinado(s) substância analito, ele possui um potencial que irá variar em função da concentração do analito e, os Eletrodos de Referência aqueles que apresentam um potencial conhecido, um potencial padrão determinado, constante e que tenha pouca tendência a modificar seu potencial em função da temperatura.
Os principais eletrodos indicadores são os metálicos e podem ser classificados em primeiro tipo, segundo tipo e redox inerte. Já os principais eletrodos de referencia são: Eletrodo de calomelano saturado, Ag/AgCl.