Potenciometria: Eletrodo de Calomelano.
Química Analítica Quantitativa
Potenciometria: Eletrodo de Calomelano.
Junho/2013
Introdução
O Eletrodo de Calomelano é um dos eletrodos de referência saturado devido à sua relação com a concentração do eletrólito cloreto de potássio, é constituído por mercúrio e calomelano (cloreto de mercúrio) numa solução de cloreto de potássio de concentração definida, sendo esta concentração de 0,1 M, 1 M ou da solução saturada. O Eletrodo de Calomelano era o mais comumente utilizado devido a sua facilidade de preparação e da constância do seu potencial, mas foi substituído pelo Eletrodo de Prata, pois o mesmo não tem limitações com relação à temperatura e se por acaso acidentalmente quebrá-lo, não será tóxico como o Eletrodo de Calomelano por ter como componente o mercúrio.
Eletrodo de Calomelano
O Eletrodo de Calomelano é um dos Eletrodos de Referência que são classificados em: eletrodo de referência primário e eletrodo de referência secundário.
Eletrodo de referência primário é um eletrodo em relação ao qual se referem os potenciais de todos os outros eletrodos. Como exemplo o eletrodo padrão de hidrogênio e a escala do hidrogênio. Eletrodo de referência secundário é um eletrodo estável e reprodutível usado para medir o potencial de outros eletrodos. Como exemplo o eletrodo saturado de calomelano e a escala do calomelano.
Para ser eletrodo de referência um eletrodo precisa apresentar uma série de propriedades:
1)Estabilidade: os componentes químicos do eletrodo não podem reagir com as espécies do meio em que o eletrodo se encontra, senão haverá mudança no seu potencial.
2) Reprodutibilidade: após a passagem de corrente (polarização), o eletrodo deve voltar rapidamente ao equilíbrio inicial.
3) Reversibilidade: deve apresentar reversibilidade termodinâmica, química e prática.
4)Baixo coeficiente de temperatura: seu potencial deve variar pouco com a temperatura.
5) Deve apresentar pouca variação ao