Eletrodo de Calomelano
Eletrodos de referencia de Calomelano , consiste de mercúrio em contato com uma solução saturada de cloreto de mercúrio (I) ( Calomelano ) , que também possui uma solução de concentração conhecida de cloreto de potássio . A meia célula de Calomelano pode ser representada por :
Hg | Hg2 Cl2 (saturado) , KCl (xM) | |
Onde X representa a concentração molar do Cloreto de Potássio e a reação eletródica é dada por ;
Hg2 Cl2 + 2e- = 2 Hg + 2 Cl- E ° = 0,2676 V
O potencial do eletrodo é dado por
E = 0,2676 – 2,303 log. a Cl- eq.2.3
E depende da atividade X do ion Cloreto na solução e cloreto de potássio . Assim a especificação da concentração desta solução é essencial para a descrição do eletrodo de referencia . São usadas soluções de cloreto de potássio 0,1, 1,0, 3,5 M e saturada em equilíbrio com cloreto de mercúrio(I). O eletrodo com solução saturada de cloreto de potássio, impropriamente denominado eletrodo de calomelano saturado, é muito usado pela facilidade na preparação da solução saturada de cloreto de potássio. Os potenciais dos eletrodos de calomelanos são dados pela f.e.m. de células do tipo
Pt, H2 (p = 1 atm) | H+ (a = 1) || KCI (sat), Hg2Cl2 (s) | Hg
Incluindo o potencial de junção líquida, são comumente representados por E°'+ Ej e, às vezes, denominados potenciais padrões dos eletrodos de calomelano . Eis os potenciais de algumas modalidades de eletrodos de calomelano (vs. E.P.H.) em função da temperatura (°C):
KCl 0,1 M ; E = + 0,334 - 7 x 10-5 (t-25) V
KCl 1,0 M ; E = + 0,280 - 2,4 x 10-4 (t-25) V
KCl sat; E = +0,242 - 7,6 x10-4 (t-25) V
Os eletrodos de calomelano , especialmente a versão saturada, possuem coeficiente de temperatura relativamente grande .
As diferentes versões do eletrodo de calomelano