Biologia
O presente trabalho visa analisar as diferentes técnicas de ensino que podem ser utilizadas na prática educacional, e as maneiras como se pode escolher a melhor técnica para se aplicar em um dado momento.
O método de ensino consiste na sequencia organizada de ações para atingir o objetivo, é a compreensão global do processo de ensino. Enquanto que as técnicas de ensino é operacionalização do método, é o “como” fazer. O método se desenvolve por etapas e se concretiza por meio das técnicas de ensino. As técnicas de ensino nada mais são do que os procedimentos que o professor pode utilizar para atingir os seus objetivos.
Na época do tecnicismo, essas técnicas eram chamadas de estratégias de ensino. As técnicas de ensino são, portanto, selecionadas em função do método e, sobretudo, em função dos objetivos (ou das competências) que se pretende alcançar. Exemplos de técnicas de ensino: aula expositiva, demonstração, estudo dirigido, trabalho em grupo, excursão, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevista, etc.
As técnicas são selecionadas para cada momento do método. Por exemplo: a aula expositiva é uma técnica de ensino muito utilizada, especialmente quando o professor não dispõe de muitos recursos materiais. Entretanto, se o professor utiliza apenas a aula expositiva, ela acaba por se transformar em um método: o método expositivo.
Segundo Freinet, está fadado ao fracasso qualquer método que pretenda fazer “ beber água o cavalo que não tem sede”.
Objetivos
Conceituar, caracterizar e contextualizar métodos e técnicas de ensino;
Relacionar esses métodos e as técnicas com as teorias da aprendizagem;
Utilizar, de forma eficaz, métodos e técnicas de ensino em aulas
Fundamentação Teórica
Algumas técnicas de ensino
A aula expositiva
A aula expositiva tem sido muito "chata", como se o aluno, ao participar de uma aula expositiva, não exercesse atividade mental criativa. É claro que exerce! À medida que o