Teoria geral da administração chiavenatto
-A Administração e suas Perspectivas.
A administração tornou-se uma atividade essencial na vida da humanidade, a administração consiste em fazer suas atividades através do esforço das pessoas. Todo empreendimento necessita de um administrador capacitado para que os objetivos sejam alcançados. As novas tecnologias sozinhas não produzem efeito se os administradores não forem efetivos em seu trabalho. Administrar bem é a solução para grandes problemas do mundo moderno.
Segundo o autor Peter Druncker, não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e sim países administrados e outros subadministrados.
O trabalho do administrador consiste em saber comandar seus subordinados e que haja cooperação entre os trabalhadores do ramo. Qualquer organização, seja de qualquer tamanho e importância, precisa ser bem administrada para que objetivos sejam alcançados e tenha maior eficiência econômica. A Teoria Geral da Administração permite aos dirigentes das organizações modelos e estratégias para que os problemas empresarias sejam resolvidos.
-Conteúdo e Objetivo de Estudo da Administração.
O significado da palavra ‘’ administração’’ é : aquele que realiza uma função de trabalho sob o comando de outrem, entretanto, a tarefa atual da administração é saber interpretar os objetivos propostos e organizá-los através de planejamento a fim de alcançar seus objetivos da forma mais adequada.
O estudo da Administração varia de acordo com a teoria ou escola considerada, cada autor privilegia sua teoria de acordo com a sua escola de formação. A TGA começou sendo chamada de ‘’ênfase nas tarefas’’ , que fala sobre as atividades exercidas pelos operários de uma fábrica, segundo a Teoria Científica de Taylor.
Depois, foi chamada de ‘’ênfase na estrutura’’, segundo a Teoria de Fayol e a Teoria de Weber. Pouco mais adiante, surgiu a teoria humanística com a ‘’ ênfase nas pessoas’’ através da Teoria das Relações Humanas e depois pela Teoria Comportamental e também