TGA - ATPS Anhanguera
O objetivo desse trabalho é compreender o surgimento da administração, aprender suas teorias e entender como elas contribuíram para a atualidade.
Na visão de Chiavenatto (2000) a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização a fim de alcançar objetivos. Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem ela, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.
Para Peter Drucker (1995), autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não o sabem. Em outros termos, existem países administradores e países subadministrados. O mesmo ocorre com as organizações.
Afinal, qual é a diferença entre administração e gestão. Ambas as palavras têm origem latina,g e rere e administrare. Gerere significa conduzir, dirigir ou governar.
Administrare tem aplicação específica no sentido de gerir um bem, defendendo os interesses dos que o possuem. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir, segundo
Ferreira (1997). A confusão entre os termos é ainda mais agravada quando se busca um paralelismo com outras línguas. Em francês, os termosadministration egestion se confundem, mas em termos práticos,administration é normalmente associado à administração pública, enquanto gestion é visto como a nossa administração de empresas. A língua inglesa, cujos representantes tanto contribuem para a evolução do pensamento administrativo, não escapou a ambiqüidade no uso das palavrasadmin istration emanagement, embora também nela administration seja mais utilizada para