Enfleurage
Manaus, 14 de Março de 2013.
INTRODUÇÃO
Enfleurage é uma técnica antiga e cara utilizada para extrair óleos essenciais das flores através da gordura animal ou vegetal. Geralmente é usado para flores extremamente delicadas e com baixo teor de óleo, como rosa e jasmim, que não podem ser destiladas a vapor para não provocar perdas quase completas de seus compostos aromáticos.
As essências são óleos que, além do aroma principal, contêm água, álcool, filtro ultravioleta e antioxidantes, que evitam o azedamento do óleo, e alguns componentes como citral, citronelol, nerol, acetato de geranila etc, que são encontrados nas rosas. Atualmente, esse método é utilizado por algumas indústrias de perfumes.
MATERIAIS
a) Pétalas de rosas;
b) Placa de vidro;
c) Gordura vegetal;
MÉTODOS
Espalha-se uma quantidade generosa de gordura vegetal sobre cada uma das placas de vidro, coloca-se as pétalas sobre toda a superfície e então junta-se as placas. As pétalas são substituídas por novas todos os dias (deufloração), necessário até que a gordura absorva sua fragrância e a concentração certa seja obtida. Depois de alguns dias, a gordura é filtrada e destilada a baixa temperatura. O concentrado oleoso que resulta desse processo é misturado ao álcool e novamente destilado. O produto final é o óleo das flores. Adicionando álcool à mistura é possível separar o óleo essencial da gordura, pois o óleo essencial é mais solúvel no álcool.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As pétalas de rosas são colocadas sobre as placas de vidro cobertas com gordura vegetal, que absorve a essência das flores.
As substâncias que constituem as fragrâncias difundem para a gordura, resultando num produto viscoso ou sólido, algumas vezes chamado de pommade, com a saturação completa do óleo essencial.