Postura Alunos EAD
A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no Processo de ensino e Aprendiz agem mediado por tecnologias em que professores e alunos estão separados espacial e temporalmente, sendo fundamental a autonomia do aluno e a interação com os demais envolvidos.
A ênfase na questão da autonomia exige dos estudantes habilidades muitas vezes inexistentes, que podem ser adquiridas com dedicação, interesse e compromisso nos estudos.
Habilidade e disposição para operar programas: ter conhecimentos básicos de Informática é necessário para poder executar as tarefas.
Vontade para aprender colaborativamente: interagir, ser participativo no ensino a distância conta muitos pontos, pois irá colaborar para o processo ensino-aprendizagem pessoal, dos colegas e dos professores.
Mostrar-se interessado em conhecer seus colegas de turma é muito importante e interessante para todos.
Organização pessoal: planejar e organizar tudo é fundamental para facilitar a sua revisão e a sua recuperação de materiais.
Vontade para realizar as coisas no tempo correto: anotar todas as suas obrigações e realizá-las em tempo real.
Curiosidade e abertura para inovações: aceitar novas idéias e inovar sempre.
Flexibilidade e adaptação.
Objetividade em sua comunicação: comunicar-se de forma clara, breve e transparente é ponto - chave na comunicação pela Internet.
Responsabilidade: Ser responsável por seu próprio aprendizado.
Nem todos têm o perfil próprio para educação a distância. Existem testes que podem ser aplicados para avaliar se o aluno irá se adequar ou não.Aqueles que são mais passivos, que esperam receber tudo mastigadinho, dificilmente se adaptarão ao ensino a distância.
Para ser um aluno a distância, ele terá que buscar informação, estudar, formalizar dúvidas, ir atrás das soluções. Não é mais aquele aluno que fica quieto na carteira, ou dormindo em sala de aula.
O aluno na EAD deve ser um