Postura diferenciada em EAD: alunos e professores
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Tutor(a): Profa. KELLY R. CANAVEZ
Aluno(a):
RA:
Curso:
Pólo:
1. TEXTO DE REFERÊNCIA:
No texto que segue, o assunto tratado vai um pouco além do proposto para esta atividade, visto que também foi mencionado o papel do professor/tutor em EAD, e sobre a sociedade administrada na qual estamos inseridos e como a EAD está instalando nesta mesma sociedade.
Postura diferenciada em EAD: alunos e professores
“Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo” (Paulo Freire, 2006, p. 79).
Por estarmos imersos em uma sociedade administrada, onde a globalização e as políticas neoliberais imperam soberanamente, nós nos vemos frente a novos rumos educacionais em busca de caminhos outros que nos façam mais interessados nos saberes, visto que a Educação como está, desfavorece o aprendizado dos alunos no sistema presencial. Em meio a tudo isso, vemos que o saber é necessário para o engajamento do cidadão no mercado de trabalho, como trabalhador e como consumidor.
O advento da Internet traz a perspectiva para termos amplo acesso a informações antes não imaginadas, pois tudo é divulgado instantaneamente, o acesso a bibliotecas virtuais é livre. A
Educação a Distância – EAD ganha nova força, pois o ensinar e o aprender ganham novos ares, uma vez que o conhecimento não está restrito a uma sala de aula nem a professores: o conhecimento é ilimitado, bastando apenas ter curiosidade, buscar, pesquisar.
A EAD veio preencher um espaço na Educação, no qual são exigidos novos perfis tanto de alunos quanto de professores, ambos com uma postura diferenciada do que normalmente vemos em que os alunos ou professores devem ser os protagonistas de suas vidas.
Por suas características intrínsecas, por sua própria natureza, a EAD, mais do que as instituições convencionais de ensino superior, poderá