resumo
Introdução ao Estudo das RI
Deise D. Muniz
Resumo do texto: Uma Nova Ordem Mundial?
Com o fim da Guerra Fria os Estados se depararam com muitas duvidas em relação à sua segurança. Com inúmeros fatores que auxiliaram na diminuição dos conflitos, como o equilíbrio de poder e as normas internacionais, a legislação e as organizações, não foram e nem estão sendo suficientes para impedir todas as guerras. Criaram-se perspectivas de uma nova “ordem mundial” e alguns idealizavam fugir dos problemas anárquicos dos Estados.
Com o fim da 2° Guerra Mundial, houve cinco esforços importantes:
-Federalismo Mundial: Que pretende dar uma solução para o problema da anarquia por meio de uma federação internacional, os Estados concordariam em desistir de seus armamentos nacionais e aceitar um governo central até certo ponto.
-Funcionalismo: Funcionalismo Internacional, este segundo o texto sugeria que a cooperação econômica e social poderia criar comunidades que ultrapassariam as fronteiras nacionais e assim eliminariam a guerra. A soberania se tornaria menos relevantes.
-Regionalismo: Este era muito popular, cooperação entre os estados, num esforço de superação das limitações. Mas estabeleceram limites sobre até que ponto a integração regional poderia chegar. Um exemplo disto foi a unificação da moeda, uma nova moeda comum, o euro, que começou a circular em 2002, mas não em todos os países, apenas em algumas regiões. -Ecologismo: proporcionou uma nova marca de esperança para um tipo diferente de ordem mundial. Mas as mudanças tecnológicas acentuaram os problemas ecológicos. Ao longo do ultimo século os governos assinaram mas de 170 tratados ambientais, aconteceram
também o surgimento de inúmeras organizações não governamentais, como as ONGs em prol da preservação.
-Ciberfeudalismo: Desenvolveu-se uma forte influencia da tecnologia com o passar dos tempos. O texto fala que as novas tecnologias da informação podem ser