TGS- TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Antes da Teoria geral dos Sistemas
Até o surgimento da Teoria geral dos Sistemas a biologia dividia-se entre dois princípios controversos (duvidosos): mecanicismo, no qual seriam os organismos vivos apenas máquinas muito complexas onde, entendendo-se suas partes, entenderíamos todo seu funcionamento; ou vitalismo, onde os seres vivos possuíam algo que os diferenciassem da matéria inanimada(sem vida), uma espécie de “força vital”.
Buscando melhora no entendimento Bertalanffy ( austríaco , nascido biólogo conhecido como um dos fundadores da teoria geral dos sistemas ) e outros biologistas chegaram ao conceito organísmico, no qual os organismos vivos eram vistos como um todo integrado, cujas propriedades não podem ser reduzidas às propriedades das suas partes.
Pensamento Sistêmico.
Inter-relação (uma reunião de coisas ou partes) e interdependência (Conjunto de ações interdependentes que se interagem é denominado sistema. )entre os subsistemas .
O sistema é tido como um conjunto integrado.
Vários subsistemas formam um sistema.
Transação e globalidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Teorias criadas
Cibernética: É uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias (semeslhanças) com as máquinas eletrônicas. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes e o controle regula seu comportamento.
Teoria da informação: A informação é vista como quantidade mensurável(Medido, que se pode medir.) por uma expressão isomórfica (Similaridade na forma e na aparência entre indivíduos de diferentes espécies ou raças.)da entropia (tendência que os sistemas têm para o desgaste) negativa em fisica e desenvolve os principios de sua transmissão.
Teoria dos Jogos: Estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, as vezes em conflito entre