Ferramentas e possibilidades no ensino EAD
Introdução:
No presente trabalho em grupo, são discutidas e comentadas posturas adequadas e inadequadas do aluno de cursos de Educação à Distância. Além disso, foram descritos materiais estudados, ferramentas e melhores posturas para aproveitar cada item ao máximo.
Desenvolvimento:
Estudar à distância significa modificar algumas referências e hábitos, substituindo-os por outros mais apropriados para a condição de aluno autônomo e à distância. Em vez de se pensar em “salas de aula e horários de curso”, o estudante deve imaginar um espaço virtual de gestão de horário de trabalho e de processo de aprendizagem.
Para o auxílio da EAD, é feito uso de ferramentas interativas, que são aquelas utilizadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso baseado na web.
Algumas atitudes e técnicas são necessárias para a comunicação e abordagens educacionais e que se baseiam tanto na noção de distância física entre o aluno e o professor como na flexibilidade do tempo e na localização do aluno em qualquer espaço.
No presente trabalho, foram analisadas atitudes gerais dos alunos para o melhor aproveitamento da Educação à Distância. Em seguida, são descritas as principais ferramentas de interação e a melhor postura do estudante frente a elas.
Seguem algumas atitudes esperadas do aluno EAD:
Prazos/Organização: Além do cumprimento dos prazos no que tange aos trabalhos, o aluno precisa de organização com o tempo para que haja possibilidade de conciliar todas as atividades de cada cadeira matriculada.
Automotivação: O aluno EAD precisa se manter motivado para conseguir desempenhar seu papel de estudante sem o acompanhamento direto do professor, não se deixando abater perante as dificuldades do EAD.
Interpretação/leitura: O aluno precisa ter uma boa capacidade de interpretar informações, aprendizados e tarefas, pois sem o auxilio do