malaico
Parque de campismo recorrendo a produção de energia solar fotovoltaica e térmica
Fábio Tomé Carvalho Fernandes nº 1411
Prova de aptidão profissional (PAP) 1º Momento de avaliação
Identificação
Eu, Fábio Tomé Carvalho Fernandes aluno do curso Técnico de Energias Renováveis nº 1411 da Escola Vasconcellos Lebre, escolhi o tema “Parque de campismo recorrendo a produção de energia solar fotovoltaica e térmica” para apresentar como prova de Aptidão Profissional (PAP).
A necessidade de ajudar a baixar consumos e transformar o parque de campismo num modelo mais próximo da natureza e reduzir os custos de emissão de CO2 recorrendo a um Kit solar fotovoltaico para a produção e armazenamento de energia eléctrica e a painéis solares térmicos.
Portugal exposição Solar
Portugal possui uma radiação média por ano de 1700kwh por m2. Esta radiação permite a Portugal ser um dos países da Europa com mais exposição solar. As condições favoráveis do país levam, assim, à exploração das energias renováveis. Desta forma, decidi aplicar circuitos que tivessem, como característica, absorção de energia solar, para produção de outras energias, tais como a energia térmica e fotovoltaica.
Ángulo e Orientação solar
Uma correcta orientação dos captadores solares (módulos fotovoltaicos, coletores térmicos), vai permitir ao circuito um maior rendimento na sua utilização.
Relativamente a Portugal
Para os painéis fotovoltaicos o ângulo varia entre 25º aos 34º
Para os painéis térmicos o ângulo varia entre 35º aos 45º
Relativamente à orientação solar, tudo varia com a proximidade da linha do equador.
Relativamente a minha (PAP)
Os painéis solares fotovoltaicos e térmicos terão um ângulo mais favorável ao verão porque será a