Uma apreciação de diversos recursos para conjugação de verbos em português versão 2.1
Paulo Alexandre Rocha
Processamento Computacional do Português
SINTEF Telecomunicações e Informática
Postboks 124 Blindern
N-0381 Oslo, Noruega
Paulo.A.Rocha@informatics.sintef.no
Última actualização: 9 de Março de 2000
Última versão disponível em http://www.portugues.mct.pt/Paulo/pubs/conjug.doc
Neste documento avaliamos dezasseis recursos disponíveis para conjugar verbos em português.
Este trabalho enquadra se no objectivo do projecto Processamento Computacional do Português de divulgar e avaliar os recursos computacionais existentes para a língua portuguesa (http://www.portugues.mct.pt). Os recursos abaixo apresentados não representam a totalidade dos recursos disponíveis, mas são aqueles a que tivemos acesso. Alguns outros conjugadores de que temos conhecimento encontram se listados em anexo. Agradecemos a todos os leitores que nos indiquem recursos que não tenhamos analisado, assim como correcções e críticas a esta apreciação.
Seguindo a norma habitual, um asterisco sinaliza formas linguisticamente incorrectas e um ponto de interrogação formas sobre as quais considerámos haver dúvidas.
Alterações em relação à versão 1.0: Analisámos um recurso que só chegou posteriormente ao nosso conhecimento (o Portuguese Verb Conjugator). Actualizámos também alguma informação relativa às alterações realizadas posteriormente no Conver. Acrescentámos, além disso, a análise do verbo moer, feita a 8 de Março.
Finalmente, comparámos sucintamente algumas opções com dois livros especialmente dedicados à conjugação verbal: a Grammaire des verbes portugaises (Moura, 1986) e o Dicionário de verbos portugueses conjugados (Nogueira, 1986), referidos adiante respectivamente por GVP e DVPC.
1. Recursos analisados
Deve-se notar que nem todos estes sistemas tem o mesmo público-alvo: enquanto alguns dos programas têm claramente como destinatários pessoas de língua materna