Ensino a distância
FATI – REDES DE COMPUTADORES
ENSINO A DISTÂNCIA
FRANCISCO GEYSON
HERMETO AGUIAR
PAULO RIBEIRO
Fortaleza 15.09.2011
FRANCISCO GEYSON
HERMETO AGUIAR
PAULO RIBEIRO
ENSINO A DISTÂNCIA
Trabalho apresentado à UNICE para nota de NP2 sob orientação da Prof. Esp. Fernanda Caroline Pinheiro.
Fortaleza 15.09.2011
ÍNDICE
HISTÓRIA - O EAD 03
CONCEITO, FINALIDADE 07
INSTITUIÇÕES QUE UTILIZAM EAD 09
FERRAMENTAS PARA IMPLANTAÇÃO 12
VISÃO DE FUTURO 14
BIBLIOGRAFIA 16
1- HISTÓRIA - O EAD
No sentido fundamental da expressão, EAD (ensino à distância) é algo bastante antigo. Nesse sentido fundamental, EAD é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente (aquele a quem se ensina) estão separados (no tempo ou no espaço). Obviamente, para que possa haver EAD, mesmo nesse sentido fundamental, é necessário que ocorra a intervenção de alguma tecnologia.
A primeira tecnologia que permitiu o EAD foi a escrita. A tecnologia tipográfica, posteriormente, ampliou grandemente o alcance de EAD. Mais recentemente, as tecnologias de comunicação e telecomunicações, especialmente em sua versão digital, ampliaram ainda mais o alcance e as possibilidades de EAD.
A invenção da escrita possibilitou que as pessoas escrevessem o que antes só podiam dizer e, assim, permitiu o surgimento da primeira forma de EAD: o ensino por correspondência. As epístolas do Novo Testamento (destinadas a comunidades inteiras), que possuem nítido caráter didático, são claros exemplos de EAD. Seu alcance, entretanto, foi relativamente limitado – até que foram transformadas em livros.
O livro é, com certeza, a tecnologia mais importante na área de EAD antes do aparecimento das modernas tecnologias eletrônicas, especialmente as digitais. Com o livro (mesmo que manuscrito) o alcance do EAD aumentou significativamente em relação à carta.
Com o aparecimento da tipografia, entretanto, o livro impresso aumentou