Estudo de Caso Centro Cultural
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo primordial avaliar o impacto social que o Centro Cultural Vila de Santana tem perante a comunidade envolvente, e a forma como evidencia a responsabilidade social através das ações e atividades desenvolvidas pelas suas valências: o Centro Cultural Vila de Santana, que também se posiciona na intervenção sócio-comunitária, que visa acompanhar o idoso com a pretensão de diminuir ao máximo o seu processo de envelhecimento, também garante, ao utente, a possibilidade de praticar diversas atividades desportivas e de lazer.
Com este estudo de caso pretendemos responder às seguintes questões que se prendem com o objeto do nosso estudo, o Centro Cultural Vila de Santana: O que é o Centro Cultural Vila de Santana? Qual a natureza desta instituição? Qual o âmbito de atuação do Centro? Quais são as valências do Centro e as suas áreas de intervenção? e Que imagem têm os utentes e a comunidade envolvente deste centro de intervenção social?
Faremos, também, referência aos demais setores do Centro Cultural Vila de
Santana, focando as suas maiores dificuldades e problemas, quer ao nível da gestão dos equipamentos quer na falta de profissionalização das áreas financeira e da sociedade do conhecimento.
São vários os objetivos subjacentes a este trabalho, todavia, neste momento introdutório, iremos, apenas, fazer menção àqueles que nos parecem ser mais relevantes. Assim, e tendo sempre presente a preocupação em mostrar o centro supramencionado em toda a plenitude da sua ação e intervenção social, definimos como objetivos principais à elaboração deste estudo de caso os que em seguida se enumeram: conhecer o Centro Cultural Vila de Santana, como instituição de intervenção social, e o âmbito da sua atuação; indagar, no seio da comunidade envolvente, sobre a ação deste centro e os benefícios que este trouxe à zona onde está integrado; avaliar a integração dos