estudo de caso centro cultural
O Centro Cultural UFG (Universidade Federal de Goiás) está situado junto a Praça Universitária, em Goiânia.
A cidade de Goiânia conta com uma população de aproximadamente 1.200.000 habitantes onde predominam atividades da administração pública municipal e estadual, centros universitários, prestação de serviços e pequenas indústrias.
Localização
A Praça Universitária está situada a 1000m do centro histórico da cidade de Goiânia e constitui um espaço de convívio para a coletividade e sobretudo a comunidade universitária das universidades Federal e PUC Goiás.
©
Helio Sperandio
O terreno disponibilizado para a construção do Centro Cultural UFG está situado em uma esquina voltada para praça. No terreno havia um galpão, no qual funcionava uma oficina de manutenção de veículos e um depósito da Universidade Federal. Posteriormente o galpão foi cedido para abrigar, de modo provisório, atividades artísticas.
SITUAÇÃO
© Helio Sperandio
Por meio de um processo de reconversão arquitetônica, o antigo galpão foi adaptado para possibilitar a instalação de um espaço cultural voltado às artes cênicas, artes plásticas e visuais dança, música e oficinas experimentais de arte contemporânea voltada `a comunidade em geral.
© Helio Sperandio
O programa de espaços necessários à realização das funções propostas dividiu-se em três setores principais: administração, teatro e galeria de arte. Paralelamente, o programa comporta espaços destinados ao fornecimento de suporte para a organização das atividades principais em um setor administrativo e uma sala de ação social, onde se realizam atividades que visam incentivar, por experimentação, o interesse pela arte.
© Helio Sperandio
Estas características arquitetônicas acentuam o caráter simbólico do edifício sugerindo a ideia de um container sendo utilizado para comportar a criação artística da vanguarda contemporânea local, estadual e nacional.
Fachadas
A implantação propõem uma esplanada