Postponement
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina
Marcos Fischer – marcosfischer@terra.com.br Mauricio Johnny Loos – mauricioloos@hotmail.com
_________________________________________________________________________
Resumo Objetivo: Entender como ocorreu a evolução dos conceitos de Decoupling Point e Postponement, através da estruturação de idéias de diversos pesquisadores, desenvolvendo uma análise crítica quanto a viabilidade e benefícios decorrentes da implantação destas estratégias. Estrutura/Metodologia: Realizou-se uma revisão bibliográfica provinda de trabalhos de diversos autores, comparando de forma qualitativa as idéias dos mesmos, construindo assim uma base para que fosse possível a realização de análises, discussões e conclusões. Resultados: Um entendimento mais aprofundado da aplicação do Postponement nas empresas, entendendo os impactos e conseqüências da mesma, sendo que o Postponement pode trazer riscos e vantagens para as empresas que o utilizam. Limitações de pesquisa: Um aprofundamento maior em casos práticos auxiliará na visualização das aplicações dos conceitos teóricos versus os resultados obtidos. Implicações práticas: Adquirir o entendimento dos conceitos de Decoupling Point e Postponement, possibilitando uma visão mais crítica de sua aplicação, através de casos reais. Valor e originalidade: Um estudo a partir da teoria vigente, entendendo os tipos de Postponement existentes, bem como os conceitos de Decoupling Point.
_________________________________________________________________________
1. Introdução Cada vez mais aumenta a exigência dos clientes em relação aos prazos de entregas, sendo este um dos fatores determinantes, juntamente com a qualidade e custo, para que as empresas possam conseguir alavancar seus negócios, e conseguirem convencerem seus clientes à colocarem novos pedidos de compra.