Estratégia para aula inovadora
Primeiramente, o professor divide a sala em grupos de, no máximo, cinco alunos. É importante colocar aqueles alunos que costumam ser esforçados separados dos que são mais dispersos em sala. Elaborar um texto sobre o tema escolhido deve ser selecionado anteriormente pelo professor e indicado para que os alunos leiam na semana anterior ao debate.
O círculo de debate funcionará da seguinte forma: o professor, aleatoriamente, escolherá um grupo, que fará uma pergunta sobre o texto para outro grupo. Independentemente de esse último grupo ter respondido, o que perguntou também terá que responder a pergunta feita.
Por exemplo: O tema é: Língua, escrita e fala. O professor elege ou sorteia um início: grupo dois pergunta ao grupo sete.
O grupo 2 pergunta ao grupo 7: Qual a diferença entre língua e escrita? O grupo 7 responde: Língua é um fato social, é uma convenção de comunicação em uma sociedade. A escrita, da mesma forma, é social e há uma norma padrão que uma determinada comunidade deve seguir quando escreve. O professor passa a pergunta para o grupo 2 que deverá concordar, acrescentar ou discordar com a resposta dada pelo grupo 7. O grupo 2, acrescenta: A forma com que escolho escrever concorda com a linguagem almejada, a qual tem várias funções que varia de acordo com a intenção que o autor deseja passar ao seu leitor (o jornalista escreve em linguagem jornalística com o objetivo de passar a notícia, por exemplo).
O professor deve realizar o debate em duas aulas para que todo grupo possa participar, o professor deve controlar o tempo que cada equipe irá responder e assinalar as contribuições de cada grupo se for processo avaliativo.
Este debate estimula à interatividade, leitura e pesquisa do aluno ajudando a compreender e interpretar textos.
.