POSTPONEMENT
Definição e tipos de postponement
O postponement é uma prática que está crescendo e sendo cada vez mais difundida na literatura acadêmica e em aplicações práticas. Inicialmente, o conceito foi proposto por Alderson (1950) como uma maneira de mudar a forma, identidade ou lugar de produtos em um momento tão tarde quanto possível dentro dos processos de manufatura e distribuição física. Assim, postergar a movimentação do produto foi denominado de "postponement de tempo" (time postponement), enquanto a postergação na diferenciação do produto foi denominada de "postponement de forma" (form postponement).
Em 1965, Bucklin agregou mais detalhes ao trabalho de Alderson, estudou limites de aplicação da estratégia e criou o conceito oposto ao de postponement: o Princípio da Especulação (Principle of Speculation). Esse princípio é o inverso do postponement e consiste em finalizar as operações o mais cedo possível no processo de manufatura (BUCKLIN, 1965).
Depois de 1965, poucos trabalhos abordaram o assunto, e o tema foi retomado no final da década de 1980 por Zinn e Bowersox (1988), que propuseram que o postponement poderia ser separado em cinco diferentes tipos, quatro relacionados com alterações de forma do produto (etiquetagem, embalagem, montagem e manufatura) e o quinto relacionado ao tempo (centralização dos estoques).
Para Bowersox e Closs (1996) existem dois tipos de postponement: o postponement de manufatura (ou forma) e o postponement logístico (de tempo). O postponement de manufatura consiste em fabricar um produto base ou padrão em quantidades suficientes para realizar economia de escala, enquanto as características de finalização são adiadas até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos. Já o postponement logístico consiste em manter toda a linha de produtos já acabados em estoque centralizado. O deslocamento dos estoques é adiado até o recebimento do pedido dos clientes. Quando a demanda ocorre, os pedidos são transportados diretamente ao