Postos de Trabalho
TRABALHO
Posto é uma palavra oriunda da linguagem militar e indica um local onde alguém é colocado para realizar determinada tarefa ou função, sendo também definido como a menor unidade produtiva em um sistema de produção. Segundo a Legislação Brasileira, na
Norma Regulamentadora 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
Abordagem tradicional
Em uma abordagem tradicional, os movimentos corporais do ser humano são avaliados com base na necessidade de execução de determinada tarefa e no tempo gasto com tais movimentos.
O melhor método para execução de um tarefa é escolhido pelo critério do menor tempo gasto, sendo desenvolvido, geralmente, em laboratório de engenharia de métodos.
Abordagem ergonômica
Em uma abordagem ergonômica, a análise deve ser feita com base nos conhecimentos relativos ao comportamento do ser humano (gestuais, informacionais, regulatórios e cognitivos) em atividade de trabalho.
A atividade de trabalho é a mobilização total das funções fisiológicas e psicológicas do indivíduo na realização de uma tarefa.
A parte observável da atividade
(sensório-motora) se caracteriza pelos modos operativos, enquanto a parte não – observável (mental), se caracteriza pelos processos cognitivos: sensação, percepção, memorização, tratamento de informação e tomada de decisão.
A análise ergonômica está dividida em 3 etapas: ü Análise
da demanda
ü Análise
da tarefa
ü Análise
da atividade
Análise da demanda