Posto de Combustível
Combustível
Entende-se por posto revendedor de combustível A instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista
de
combustíveis
líquidos
derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos,
dispondo
de
equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis medidores.
automotivos
e
equipamentos
No Brasil, a frota de veículos aumenta cada vez mais, ocasionando, consequentemente em um aumento do consumo dos combustíveis: álcool, diesel e gasolina. Esse aumento impulsiona o crescimento de empreendimentos revendedores destes produtos, gerando, desta forma, uma área que emprega milhares de trabalhadores por todo o país.
Tais combustíveis são líquidos inflamáveis e possuem em sua composição substâncias tóxicas que podem afetar a saúde e a segurança das pessoas que estejam expostos a eles, principalmente os trabalhadores dos postos de revenda, denominados Auto Postos ou Postos de
Combustíveis.
Quais os riscos de inalar gasolina?
Quando vamos ao posto de gasolina, dificilmente vemos algum frentista utilizando equipamentos de proteção individual. Essa situação expõe o profissional a um risco sério de desenvolver problemas de saúde.
Os combustíveis, entre eles a gasolina, podem ser muito prejudiciais quando inalados por longos períodos. Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua constituição.
Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. O produto também pode oferecer riscos quando entra em contato com a pele. Nesses casos, a gasolina causa ressecamento da pele e até dermatite.
Todos esses riscos relacionados à inalação dos vapores da gasolina fazem com que seja necessário que os trabalhadores de postos de combustível utilizem, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança.