posto de combustivel
A Resolução 273 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) dispõe sobre prevenção e controle de poluição em postos de combustíveis e especifica que posto revendedor é toda instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores.
A análise e identificação dos riscos ambientais de postos de combustíveis se faz necessária para evitar a contaminação e poluição dos corpos hídricos superficiais e subterrâneos, do solo, do ar e dos resíduos gerados no abastecimento dos veículos como óleos e graxas além dos combustíveis provenientes do abastecimento e eventuais explosões e incêndios. vazamentos decorrentes dos derivados de petróleo no solo também conduzem à contaminação das águas subterrâneas através dos por compostos tóxicos, especialmente os BTEX, presentes, em quantidades expressivas, na gasolina e no óleo diesel.
Propor medidas que preventivas e que corrijam os impactos ambientais bem como exijam o cumprimento das legislações é um desafio enfrentado por esses empreendimentos sendo necessária propor um modelo de gestão eficaz que diminuam os riscos ambientais.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Estudar os eventuais e possíveis riscos ambientais
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Caracterizar as atividades desenvolvidas no posto de combustível escolhido;
Identificar os riscos e as medidas de controle ambiental provenientes das atividades de revendedores de combustíveis;
Verificar e propor medidas preventivas e/ou corretivas para os riscos ambientais identificados;
Propor um plano de gerenciamento de resíduos sólidos ao posto de combustível em estudo, através da quantitativa e qualitativamente dos resíduos;
Realizar teste de estanqueidade nos tanques de combustíveis para verificar a ocorrência de vazamentos existentes.