Algoritmo
Apresentação
Este trabalho apresenta a Teoria Clássica da Administração, que é um dos objetos de estudo da disciplina de Organização de Empresas. Apesar de ter sido concebida em uma época distante da atual, a Teoria Clássica nos traz tópicos indispensáveis sobre estrutura organizacional, sendo fundamento básico na área de Administração de Empresas e necessária para o entendimento de qualquer teoria moderna.
A Obra de Fayol
A Teoria Clássica da Administração foi fundada pelo engenheiro de minas Henry Fayol em meio ao período da primeira guerra mundial (1914-1917), onde houve diversas expansões nos ramos industriais automobilístico, ferrovias e aviação militar, civil e comercial, bem como os meios de comunicação, jornalismo e rádio, mais precisamente em 1916 na França Fayol iniciou seu trabalho que se baseava em princípios e técnicas para atingir a eficiência nas organizações. Diferente da Administração Científica que se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para atingir a eficiência.
Henry Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu livro Administration Industrielle et Généralle, publicado em Paris em 1916, traduzido em 1926 para os idiomas inglês e alemão por iniciativa do "International Management Institute" de Genebra; e para o português em 1950', pela Editora Atlas de São Paulo. Os trabalhos de Fayol, antes de serem traduzidos para o inglês, foram bastante divulgados por Urwick e Gulick dois autores clássicos. Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Assim como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis.
AS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA
Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas: