postectomia
O câncer gástrico é a segunda causa de morte, eles constituem o segundo Tumor Maligno mais frequente no mundo todo, e apresenta grande incidência em nosso meio, porém a melhor conduta terapêutica permanece sem consenso e sua taxa de sobrevida é inferior à satisfatória. O número de pessoas que desenvolvem câncer de estômago é bastante alto no Japão, Chile, Leste Europeu, América do Sul e América Central. É a principal causa de morte por câncer em muitos destes países.
Câncer gástrico precoce foi primeiramente definido pela Sociedade Japonesa de Endoscopia Gastroenterológica em 1962 como o adenocarcinoma restrito à mucosa e à submucosa gástrica, sem levar em consideração o comprometimento linfonodal, e, neste estágio, os pacientes tratados podem ter sobrevida em cinco anos superior a 90%. Ao contrário da experiência japonesa, não realizamos exames endoscópicos periódicos no Brasil em pacientes com sintomatologia dispéptica e, devido a isso, diagnosticamos poucos pacientes neste estágio da doença.
Qual a função do Estômago?
O estômago é um órgão em forma de “J” situado na parte superior abdômen. Faz parte do sistema digestivo, cuja responsabilidade é processar os alimentos ingeridos, extraindo deles nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras, proteínas e água). Os alimentos são conduzidos da garganta para o estômago, através de um tubo oco, MUSCULAR, chamado esôfago. Após deixar o estômago, os alimentos parcialmente digeridos passam para o intestino delgado e depois para o intestino grosso (cólon).
A parede do estômago é constituída por três camadas de tecido: a camada mucosa (camada que fica em contato com os alimentos), a camada MUSCULAR (camada média), e a camada serosa (externa, a que reveste o estômago).
O que é Carcinoma Gástrico?
Um carcinoma gástrico (câncer de estômago ou câncer gástrico) é um tumor maligno decorrentes do epitélio do estômago. Contas de adenocarcinoma por 95% das neoplasias malignas gástrica, os 5%