postectomia
Pra quem não sabe, a postectomia é mais conhecida como a "cirurgia de fimose", e consiste literalmente em cortar fora a pele que recobre a glande (a cabeça) do pênis. Serve pra melhorar alguns aspectos como a higiene, porque fica mais fácil lavar e limpar, a sensibilidade aos poucos deve diminuir porque a glande ficará sempre descoberta, dizem que diminui as chances de contrair câncer de pênis, que diminui a chance de contrair HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, entre outras vantagens. Uma das desvantagens mais comentadas é a de que após a cirurgia, o prazer sexual diminui. Eu não posso confirmar isso porque ainda estou em recuperação e ainda não posso sentir a diferença. Mas alguns dizem que diminui um pouco, outros dizem que diminui bastante, então acho que deve ser subjetivo e depende da pessoa.
Como é a cirurgia?
A postectomia é realizada por um ou mais médicos urologistas sob anestesia local (e em alguns casos - principalmente em crianças - anestesia geral). A anestesia consiste em algumas injeções diretamente no pênis para tirar a sensação de dor. Apesar de tirar um pouco da dor, não tira a sensação de toque então você sente todo o procedimento, do início ao fim. Em outras palavras, dói, e dói muito. O procedimento é bem rápido e leva em torno de 1 hora incluindo a preparação, anestesias e curativos. Em geral o paciente recebe alta no mesmo dia, e logo após a cirurgia já pode ir pra casa.
Quanto custa uma postectomia?
Pra quem está curioso sobre quanto custa no total uma cirurgia dessa, tudo depende do hospital, do médico, do tipo de anestesia, entre outras coisas. No meu caso, incluindo todas as despesas, ficou por R$ 1700,00.