Desporto
Depois de adquiridos os dados do nosso estudo e durante o desenvolvimento da nossa investigação foi-nos permitido concluir que a avaliação da frequência cardíaca, tal como a avaliação da concentração sanguínea de lactato são importantes para o treino desportivo e para um bom controlo do bem-estar e da evolução dos atletas. Tendo isto em conta, e mesmo com o conhecimento dos treinadores nestes temas, estes processos de treino não são muito utilizados por várias razões, sendo as razões com mais impacto: a falta de material e a falta de apoio monetário.
Ao serem trabalhados, os resultados também indicam que as investigações feitas pelos cientistas para revistas, congressos, etc., não são menosprezadas, mas são sim, muito pouco usadas para o desenvolvimento e melhoramento dos processos de treino. O que indica provavelmente um receio de mudança nos treinadores mais jovens, e talvez um pouco de egocentrismo dos treinadores mais experientes.
Posto isto, o nosso grupo considera que ter um histórico de desenvolvimento de cada atleta devia ser um objetivo de todos os treinadores, e esse histórico de desenvolvimento deve ser utilizado para indicar os efeitos dos planos de treino em cada um desses atletas, com o objetivo de criar métodos de treino muito mais adaptados às condições de cada um.
Glossário
A frequência cardíaca permite-nos controlar os batimentos cardíacos durante os treinos.
A frequência cardíaca é medida geralmente encontrando o pulso no corpo. O pulso é sentido pelas almofadas do deslocamento predeterminado e dos dedos médios do examinador.
Com isto podemos regular o esforço realizado e controlar a recuperação durante os exercícios.
O lactato e produzido pelo organismo produzido pelo organismo quando não existe mais glicose para o fornecimento de energia sem a presença de oxigénio, o organismo produz o lactato como “reserva de energia”.
O lactato em abundância provoca dores nos músculos