Artigo
Keyla Christina de Oliveira, Faculdade Alvorada keylinha.christina@hotmail.com 1. Introdução Este artigo possui a finalidade de apresentar uma análise da capacidade e da localização das empresas: Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional e Vale S.A. O objetivo deste estudo e ter uma noção básica sobre a produção anual de cada uma das empresas e quais são seus investimentos e projetos de expansão predominantes. Será possível observar de forma geral e sucinta a evolução dessas empresas nos últimos cinco anos.
2. Metodologia Através da análise de dados e demostrativos financeiros e de produção, foi elabora do tal documento, foram buscados relatórios de produção anual e de sustentabilidade, que foram encontrados e retirados dos sites da respectivas empresas, visto que, não há bibliografia atualizada a respeito desses dados.
Palavras Chave: Análise, Capacidade, Vale, Desenvolvimento Sustentável, Petrobras.
3. Resultados
3.1. Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
A Companhia Siderúrgica Nacional, fundada em 9 de abril de 1941 pelo então presidente Getúlio Vargas, iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aços planos no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização.
A Usina Presidente Vargas (UPV), principal siderúrgica da Companhia, está localizada na cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Três grandes expansões foram realizadas na Usina durante as décadas de 70 e 80, o que levou ao aumento da capacidade instalada de produção anual para 4,5 milhões de toneladas de aço bruto.
Privatizada em 1993, quando o governo brasileiro vendeu sua participação de 91%, a produção de aço bruto da UPV foi posteriormente aumentada para 5,6 milhões de toneladas anuais.
O setor possui, atualmente, capacidade instalada para fabricar mais de 47 milhões de toneladas de aço por