A existência Ética
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Título: A existência ética
O senso moral é o sentimento que o indivíduo exprime diante de uma determinadasituação. Este sentimento pode ser, de raiva, alegria, descontentamento, piedade, responsabilidade, entre outros. A dúvida que o impede ou impulsiona a ter uma reação mediante a um determinado fatoocorrido é a chamada consciência moral, é ela que determina a qualidade moral dos atos de cada pessoa.
Tanto o senso moral, quanto a consciência moral referem-se a valores e suas decisões.
Aconsciência mediante um fato analisa o acontecimento e se ele puder ser constatado pelo próprio indivíduo como fato real é chamado juízo de fato, diferentemente do juízo de valor que avalia o acontecimentobaseando-se em sua opinião sobre o fato.
Os valores éticos que um indivíduo possui através de seu senso moral e da consciência moral, surgem em sua vida como algo natural por tanto são resultados do meioque se vive, pois a sociedade é educada neles então acabam nos parecendo naturais. “A naturalização da existência moral esconde, portanto, o mais importante da ética: o fato de ela ser criaçãohistórico-cultural” (Chauí, Marilena – Convite à filosofia)
A ética surgiu na época Greco romana tendo como principal fundamento resolver o problema da violência, ajudando a evitar conflitos e resolvercontendas, garantindo a integridade física e psíquica dos membros para viverem em sociedade.
Apesar de cada cultura avaliar a violência de uma determinada forma, pode-se conceituar como sendo tudo o quecom força física ou coação psíquica força o indivíduo a realizar algo que seja oposto à sua vontade e interesse.
Os humanos, assim são denominados por possuírem racionalidade, vontade livre,capacidade de interagir com a Natureza e com o tempo, cultura e capacidade de comunicação para a vida em sociedade são sujeitos do conhecimento e da ação, mediante a ética são pessoas e não podem ser... [continua]