Possíveis interações medicamentosas
Paciente 1
Captopril ↔ Hidroclorotiazida (interação moderada) - Embora sejam frequentemente combinadas na prática clínica, diuréticos e inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) podem ter efeitos aditivos. A co-administração aumenta a probabilidade de ocorrer hipotensão e hipovolemia, se comparada a uma ou outra droga administrada sozinha (www.drugs.com.br).
Captopril ↔ Insulina (interação moderada) - Estes medicamentos podem aumentar o risco de hipoglicemia, aumentando a sensibilidade à insulina. Devido á redução da taxa de esvaziamento gástrico, e / ou suprimindo a secreção de glucagon pós-prandial (www.drugs.com.br).
Hidroclorotiazida ↔ Insulina (interação moderada) - A eficácia de hipoglicemiantes (insulina) pode ser diminuída por diuréticos da classe Tiazidas. Estas drogas podem interferir no controle de glicose no sangue causando hiperglicemia, intolerância mellitus de início recente, diabetes e / ou exacerbação de diabetes pré-existente (www.drugs.com.br).
Captopril ↔ Nifedipina (interação leve) - Os bloqueadores dos canais de cálcio e inibidores da enzima de conversão (ECA) podem ter efeitos aditivos hipotensores. Embora estas drogas sejam freqüentemente utilizados com segurança em conjunto, uma monitorização cuidadosa da pressão sanguínea sistêmica durante a co-administração é recomendada, especialmente durante as primeiras 1-3 semanas de tratamento (www.drugs.com.br).
Paciente 2
Nifedipina ↔ Aspirina (interação moderada) - Alguns inibidores da ciclo-oxigenase podem atenuar os efeitos anti-hipertensivos de alguns bloqueadores dos canais de cálcio. O mecanismo parece estar relacionado com uma alteração do tom vascular, o qual é dependente de prostaciclinas e outros prostanóides vasodilatadores (www.drugs.com.br).
Nifedipina ↔ Sinvastatina (interação moderada) - A co-administração com inibidores do CYP450 3A4 podem aumentar as concentrações plasmáticas dos inibidores da HMG-CoA redutase (por exemplo,