serviço social
Diabético da Estratégia Saúde da Família
Artigo Original
Potential Drug Interactions in a Group of Patients with Hypertension and
Diabetes of the Family Health Strategy
Maria de Souza Tavares1, Thiago Campelo Macedo1, Daniella Ribeiro Guimarães Mendes1
Resumo: Interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, fitoterápico, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Não é possível distinguir claramente quem irá ou não apresentar uma interação medicamentosa adversa.
Dentre as condições que colocam os pacientes em alto risco para interações medicamentosas está o grupo de hipertenso e diabético por apresentarem doenças crônicas e na maioria das vezes fazerem uso de outros fármacos.
Objetivo: Este artigo objetiva identificar possíveis interações medicamentosas em um grupo de pacientes hipertensos e diabéticos da Estratégia Saúde da Família - ESF
.
Métodos: Realizou-se um estudo exploratório, onde foram avaliadas 200 prescrições medicas, incluindo-se à amostra aquelas prescrições com alguma interação medicamentosa, 78 prescrições foram excluídas por não apresentarem nenhuma interação medicamentosa.
Resultados: De acordo com o estudo entre 122 prescrições, constatou-se 1.277 interações medicamentosas. Isso representa em média de 10,4 interações por paciente. Destas interações 4% do tipo grave, 59,5% do tipo moderada e 36,5% do tipo leve.
1
Curso de Graduação em Farmácia,
Faculdade de Ciências e Educação Sena
Aires, Valparaíso de Goiás - GO.
Correspondência
QNL1. Bloco B.
Apartamento 104. Taguatinga Norte.
CEP.: 72.150-012.
Telefone: (61) 84560173
Email: farmacia@senaaires.com.br.
Conclusão: Conclui-se que as interações apresentadas evidenciam a necessidade do profissional farmacêutico na Estratégia Saúde da Família, oferecendo suporte na atenção farmacêutica para toda população e