ciencias sociais
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 1° SEMESTRE – 2013
GÉNESE E EVOLUÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1. PRECURSORES DAS CIÊNCIAIS SOCIAIS
A) GRÉCIA
508 a C – AS REFORMAS POLÍTICAS DE CLÍSTENES POR PRESSÃO DOS CAMPONESES CRIAM AS CONDIÇÕES DE UM REGIME QUE CONFERE O PODER AO POVO: A DEMOCRACIA. A SUBSTITUIÇÃO DAS ANTIGAS TRIBOS POR NOVAS DIVISÕES INSTITUI, NO SEIO DE UM MESMO CORPO POLÍTICO, REAIS UNIDADES UNIDAS E SITUADAS A UMA DISTÂNCIA IGUAL ao PODER.
OS HISTORIADORES HERÓDOTO (484-425 aC) E TÚCIDES (465-395 aC) DESEMPENHARAM O PAPEL DE PIONEIROS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O PRIMEIRO GRAÇAS AO SEU TRABALHO SOBRE AS GUERRAS PERSAS, O SEGUNDO PELAS MÚLTIPLAS OBSERVAÇÕES ETNOGRÁFICAS QUE ENRIQUECERAM A SUA HISTÓRIA DE PELOPONESO.
COM HERÓDOTO (SÉC. V aC) NASCE A LITERATURA DE VIAGEM, DESCREVEM-SE AS LEIS, OS COSTUMES, AS TRADIÇÕES DOS PERSAS, DOS EGÍPCIOS, ETC. ESTAS DESCRICOES ESTAVAM EMPREGNADAS DE CREDULIDADE INGÉNUA OU DE ETNOCENTRISMO SOBERBO, COM A DICOTOMIA BÁRBARO VS CIVILIZADO.
CONTUDO REVELA-SE A ATITUDE DE OBSERVAÇÃO E COMPARAÇÃO QUE CONSTITUEM O GÉRMEN DO MÉTODO SOCIOLÓGICO.
TÚCIDES (SÉC. V aC) PARA ALÉM DA NARRAÇÃO PROCURA A EXPLICAÇÃO. PROCURA POR ANALOGIA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO SEU PRESENTE RECONSTRUIR E EXPLICAR O VIVER DOS POVOS MAIS ANTIGOS (OS ANTIGOS HELENOS A PARTIR DOS ETÓLIOS). MÉTODO RETOMADO COM ÊNFASE NO SÉC. XIX PELOS EVOLUCIONISTAS. ESTES A PARTIR DO POSTULADO DA EVOLUÇÃO UNILINEAR DAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS, PROCURAM RECONSTITUÍ-LAS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS COSTUMES DOS POVOS ‘’PRIMITIVOS’’.
O postulado da evoluçÃo unlinear significa que todos os povos passam pelas mesmas etapas de evolucao.
IDENTIDADE DE RACIOCÍNIO ENTRE TÚCIDES OS EVOLUCIONISTAS DO SÉC. XIX.
AS ATITUDES ETNOCENTRISTAS E A LITERATURA EXÓTICA ESTIVERAM NA ORIGEM DA ETNOLOGIA.
NA REFLEXÃO DOS FILÓSOFOS, SOBRETUDO DOS SOFISTAS, SOBRE A SOCIEDADE E A VIDA POLÍTICA, AS CAUSAS DA INSTABILIDADE POLÍTICA, DAS