posiçao esquizo paranoide e depressiva
2º Posição Depressiva
Relação
Objeto Parcial
Objeto Total
Ansiedade predominante
Ansiedade persecutória
Ansiedade pelo objeto total: percebe que ama e odeia a mesma pessoa e que seus impulsos destrutivos destruíram a pessoa que ama e depende totalmente.
Mecanismos de Defesa
-Divisão(spliting) do objeto(seio bom seio mau) e divisão do ego( projeta parte do insitinto de morte ou libido e a outra parte é transformado em agressividade, ou usado para relação libidinal com o objeto,respectivamente)
-Negação do objeto persecutório( aniquila o objeto -Idealização do objeto-falsa idealização
- Identificação projetiva: expele parte dos seus objetos para manter controle do objeto (bom ou mau)que se identifica com o que foi projetado
- Diminuem processo projetivos
- Aumentam processos introjetivos, por necessidade de manter o objeto9(agora total)dentro
Obs: A introjeção pode também trazer a ansiedade por destruir o objeto introjetado também.
- Reparação maníaca: defesa usada para reparar o objeto sem experiência de culpa( não se sente responsável pelo objeto destrído)
** Reparação: NÃO É MECANISMO DE DEFESA**, pois reconhece a realidade psíquica e adotas medidas para aliviá-lo na fantasia e na realidade.
Sentimentos
Ansiedade persecutória (objetos perseguidores aniquilarão tanto o objeto ideal quanto o eu(self))
Luto pela perda do objeto total e culpa pelo fato da perda do objeto ser por causa de sua destrutividade
Quando ocorre de forma saudável
Quando o bebê percebe que seus impulsos libidinais e seu objeto ideal são mais fortes que o objeto perseguidor e os instintos de morte. Assim, o bebê sente seu ego mais forte e fica menos temeroso quanto aos seus instintos de morte, e assim, passa a projetar menos pra fora.
O bebê consegue distinguir fantasia de realidade e sabe os limites de seu amor e ódio. Reconhece seus impulso, e acredita que, da mesma forma que que seus ataques destrutivos foram responsáveis pela destruição