Melanie klein
Teoria da Personalidade: Melanie concordou com Freud em que a agressão e a libido são os dois instintos básicos, também concordou que o instinto agressivo é uma extensão do instinto de morte e a libido uma extensão do instinto de vida. Ela acreditava que o instinto de morte é traduzido após o nascimento, a agressão e a libido são expressas desde o nascimento
Embora o instinto de morte seja em grande parte projetado com medos paranóides, parte dele funde-se com a libido, dando lugar a tendencias masoquistas.
Desde o momento do nascimento, o ego tenta preservar uma visão de si mesmo como apenas uma fonte de prazer e sentimentos positivos; tensão e desprazer são projetados sobre objetos que são então vistos como persecutórios.
Teoria do Ego: O ego tanto experimenta como se defende contra a ansiedade. A ansiedade é a resposta do ego ao instinto de morte.
Os principais meios de crescimento do ego e defesa do ego são projeção e introjeção, os quais integram o ego e neutralizam o instinto de morte.
Experiências desagradáveis e emoções associadas a objetos externos e introjetados são dissociadas de experiências e emoções agradáveis através de um processo de cisão.
A eventual síntese de bons e maus objetos parciais capacita o crescimento de ego e a integração da realidade. Se a agressão predomina sobre a libido, a idealização ocorre e a cisão é reforçada.
Idealização é a operação defensiva que preserva objetos internos e externos todos bons, deste