Melanie klein
1 – No slide 9 diga se as fantasias que surgem serão de um objeto bom/de amor ou de um objeto mau, perseguidor.
As fantasias inconscientes podem ser de diferentes naturezas e isso as leva a ocorrer de modos determinados ou específicos nas suas relações com a realidade externa. No EX1 do slide 9, o bebê ataca o seio de sua mãe e o incorpora, ao mesmo tempo como destruído e como destrutivo, objeto perseguidor. No EX2 o bebê introjeta um seio amado e amoroso ideal, objeto bom.
• A apresentação do seio não garante a introjeção de objeto bom e a não apresentação do seio também não determina a introjeção de objeto mau.
2 – As fantasias influenciam a realidade, explique.
Sim, influencia a realidade porque apartir dela, se estrutura o aparelho psíquico, determinando o modo como o sujeito se relaciona com o objeto. Dessa maneira, a fantasia pode se antecipar à realidade, satisfazendo os desejos ou antecipando as frustrações.
3 – Como as fantasias são usadas como defesa?
Quando o indivíduo produz uma fantasia de satisfação de desejo, ele evita a frustração e o reconhecimento da realidade externa, e também se defende da realidade interna, de sua fome e raiva.Além disso, as fantasias podem ser usadas como defesas contra outras fantasias. Exemplo: fantasia de um eu que contém o objeto ideal.
4 – Como as fantasias influenciam a estrutura da personalidade?
A estrutura da personalidade é amplamente determinada pelas mais permanentes fantasias (representante psíquico dos instintos de pulsão de vida e de morte) que o ego tem sobre sí mesmo e sobre os objetos que contém.
5 – Existe uma relação entre a fantasia e as funções mentais? Se sim, qual?
Sim, até que o teste da realidade e os processos de pensamento estejam bem estabelecidos, a fantasia preenche, na vida mental primitiva, algumas das funções posteriormente assumidos pelo pensar.
AULA 2 – Melanie Klein
1 – Como funciona a divisão?
Quando o bebê não suporta o amor/ódio na