Estudo dirigido sobre Melanie Klein
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MELANIE KLEIN
TERESINA (PI)
MAIO 2014
CLÁUDIA REJANE BATISTA DE CARVALHO MORAIS
PAULO RENNAN MILHOMEM ALMEIDA
MÁRCIA CRISTINA CARNEIRO
MILENA PÂMELA DE OLIVEIRA
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MELANIE KLEIN
Trabalho apresentado a disciplina Teorias Psicodinâmicas da Personalidade do curso de Psicologia da FSA.
PROFESSOR (A):
Juliana Soares.
TERESINA (PI)
MAIO 2014
01 – Quais as principais contribuições da teoria psicanalítica de M. Klein?
As principais contribuições da M. Klein foram à técnica Psicanalítica do Brincar, a análise com crianças, a importância da mãe – o primado materno, onde ela dava enfoque ao papel desta na formação da personalidade, as teorias do Superego precoce e do Complexo de Édipo precoce, das Posições Esquizo-paranóide e depressiva, do Seio Bom e Seio Mau e da Inveja.
02 – Quais as principais diferenças teóricas entre Klein e Freud?
A teoria de Melanie Klein que, de maneira decisiva, insistiu nos aspectos destrutivos do superego, não deixou Freud indiferente e ele vai levar em conta suas contribuições. Entretanto, não podemos deixar de lado a observação de que no próprio Freud, bem antes de Melanie Klein, se encontram indícios muito interessantes a propósito da face pulsional do superego.
Assim, para M. Klein o superego arcaico inicia sua formação num momento em que as tendências pré-edipianas sádico-orais e sádico-anais estão no auge, onde a criança explorar o pênis, seio, boca, vagina, barriga, bebê, pois a primeira realidade que ela vivencia é a do corpo.
Em Melanie Klein, o superego torna-se nitidamente arcaico, pulsional e feroz. A autora traz efetivamente uma nova perspectiva de análise: o ataque pulsional vai finalmente assumir aí um estatuto crucial. A concepção kleiniana do superego resulta justamente do privilégio atribuído à singularidade do mundo interior. Constatando a