Positivismo
PSICOLOGIA
GABRIEL ANTONIO TOLEDO OLIVEIRA
O QUE É POSITIVISMO?
João Ribeiro
Trabalho realizado para compor nota parcial do 1º bimestre, na disciplina de Sociologia do 1º período – noturno do curso de Psicologia, da Faculdade Guairacá, ministrada pelo professor Fabio Pontarolo.
GUARAPUAVA,
2013.
O Positivismo.
O Positivismo foi uma corrente filosófica que surgiu na França co começo no século XIX. Um dos principais idealizadores do positivismo foi o Augusto Comte. Essa corrente ganhou força na segunda metade do século XIX e começo do século XX na Europa, no período em que também chegou ao Brasil.
Defende a idéia de que o conhecimento cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro, assim, eles não consideravam os conhecimentos ligados as crenças, superstições ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente, pois o progresso da humanidade depende dos avanços científicos.
Comte apresenta sete definições para o termo positivo: “real, útil, certo preciso, relativo, orgânico e simpático”. Desenvolveu o método objetivo, que segundo ele era o método geral do raciocínio, e o método Subjetivo, que era resultado da combinação lógica dos sentimentos, imagens e os sinais. Podemos dizer que o conhecimento positivo tem como fundamento “ ver para prever, a fim de prover”, ou seja, conhecer a realidade para saber o que acontecera a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão cientifica caracteriza o pensamento positivo.
Segundo Comte, o espírito positivo, tem a ciência como investigação do real. No social e político, o espírito positivo passaria o poder espiritual para o controle dos filósofos positivos, cujo poder é, nos termos Comtiano, exclusivamente baseado nas opiniões e nos aconselhamento, afastando-se da ação política pratica desse poder espiritual.
A política positiva não reconhece nenhum direito além do de