Positivismo
O termo sociologia, como descrito em aula, é de origem latina e grega e foi criada por Auguste Comte, fundador do Positivismo, uma corrente de pensamento considerada como a primeira forma de pensamento social. Esta corrente, de forma direta ou indireta, contribuiu para a construção das demais teorias soiológicas. A partir da afirmativa, responda as duas questões abaixo:
O que é o Positivismo e qual é a sua importância para a construção do pensamento sociológico?
Explique as unidades de análise eleitas como objeto da Sociologia nas perspectivas teóricas de Durkheim (fatos sociais), Weber (ação social) e Marx (modos de produção) e cite quais seriam as relações ou não-relações do Positivismo sobre as referidas perspectivas.
O Positivismo é uma corrente filosófica cujo iniciador principal foi Augusto Comte. Surgiu como desenvolvimento filosófico do Iluminismo e propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente teologia ou metafísica. O Positivismo teve grande sucesso na segunda metade do século XIX, mas, a partir da ação de grupos contrários (marxistas, comunistas, fascistas, reacionários, católicos, místicos), perdeu influência no século XX. No entanto, desde fins do século XX ele tem sido redescoberto e novamente valorizado como uma forma de perceber o homem e o mundo, a ciência e as relações sociais.
Iniciando no século XIX, o Positivismo é um conceito que abrange vários significados, englobando visões filosóficas e científicas do século XIX e também do século seguinte. Auguste Comte foi quem deu o ponto de partida para esse novo conceito e muitos de seus ensinamentos ainda prevalecem válidos até o presente tempo. A palavra “positivismo” teve seu sentido mudado radicalmente ao longo desses anos, incorporando diferentes sentidos, sendo muitos deles opostos e contraditórios entre si. Pensando nisso, podemos dizer que algumas correntes de outras disciplinas se consideram positivistas,