Posicionamento no Mercado
Graduando: Rhuan Bitencourtt 09101044
Atividade: Paper – Posicionamento: A Batalha por sua Mente
O autor inicia seu livro afirmando que a sociedade está saturada de comunicação. Isso pode ser facilmente percebido no dia a dia. São muitas informações ao mesmo tempo, durante o dia todo e pelo resto de nossas vidas. No deslocamento, no trabalho, na universidade, no happy hour, no futebol, no filme, em qualquer lugar e a todo o momento somos bombardeados de informações, de publicidade, de propaganda, de marcas. Todos os dias, milhares de mensagens publicitárias competem para conquistar um pedaço na mente do consumidor.
Entretanto, há vários apontamentos os quais indicam que essas estratégias utilizadas pela maioria das empresas não continuam sendo eficientes como antigamente. De acordo com o autor, as mensagens preparadas no velho estilo tradicional não têm mais chances de sucesso nesta sociedade supersaturada de comunicação, ou seja, o mercado de hoje não reage mais às estratégias mercadológicas que tiveram sucesso no passado. E as corporações precisam entender isso urgentemente, pois milhões de dólares têm sido desperdiçados com campanhas publicitárias à moda antiga que não geram resultados positivos para as mesmas.
A história da propaganda pode ser dividida em três períodos. Na Era do Produto, por volta da década de 50, os profissionais de marketing concentravam suas atenções nas características do produto e nos benefícios que este teria para o consumidor. A propaganda tinha exclusivamente como foco o produto. Porém, com tanta empresa realizando o mesmo tipo de propaganda, surge-se uma nova era, a Era da Imagem, na qual as empresas de sucesso acreditavam que a reputação, ou imagem, era mais importante para se vender um produto do que as suas características específicas. Mas, de forma semelhante ao que aconteceu anteriormente, esse tipo de propaganda deixou de ser diferenciada e, consequentemente, não