Posicionamento de mercado
Custeio Variável
De acordo com Paiva, a modalidade de custeio variável, e definida:
“Leoni (1996) diz que o sistema de custeio variável é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. È o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa. Este sistema só agrega os custos variáveis aos produtos, considerando os custos fixos como despesas. O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o que pode gerar o uso da arbitrariedade.
O sistema de custeio variável identifica distorções que podem ocorrer no sistema de rateio utilizado no método de custeio por absorção. Paiva explica:
“No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado. Meglioni (2001) afirma que “enquanto no custeio por absorção eles são rateados aos produtos, no custeio variável, são tratados como custos do período, indo diretamente para o resultado igualmente as despesas”.
Esse método leva em conta ainda, a chamada Margem de Contribuição, valor residual destinado ao pagamento das despesas fixas e lucro liquido. Paiva a define:
“A margem de contribuição é uma ferramenta utilizada neste sistema, a qual faz parte do preço de venda de um produto e serve para cobertura dos custos indiretos e para formação do lucro. Antes de determinar a margem de contribuição de qualquer segmento, atividade ou produto, é necessário identificar seus custos diretos e eleger o parâmetro representativo e classificar os custos fixos e variáveis diante deste parâmetro”.
O custeio variável, não é