Posicionamento Critico - Caso Winer
Módulo: 2
Atividade: Posicionamento crítico Gestão de desempenho
Título: Caso Winer
Aluno:
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma:
Introdução
Quando uma Organização dá sinais de desgastes em seu modelo de gestão, normalmente traz impactos negativos em seus resultados. A análise das causas por Gestão de Desempenho tenta aprimorar a relação entre satisfação do funcionário e melhora de resultados.
Neste exercício de posicionamento crítico é apresentado um caso em que uma Fábrica com resultados insatisfatórios busca solução através de um programa de gestão de desempenho sugerida por uma consultoria contratada.
Fundador e principal gestor, Jonas em alguns momentos tem visões que permeiam a “Era Industrial Clássica”, em outros parece conhecer os métodos “comportamentais” quanto às suas expectativas em relação aos resultados que o programa deve trazer.
Cada expectativa será avaliada com base nos objetivos que devem ser associados à gestão de desempenho, considerando uma abordagem mais radical dos fundamentos.
Demissão de funcionários
Jonas diz esperar que o processo dê critérios para decisões futuras a respeito de demissões.
Utilizar a ferramenta como critério de punição vai de encontro ao conceito geral da Gestão de desempenho que visa o entendimento macro das condições em que o funcionário está inserido na organização, buscando seu aprimoramento.
Geração de uma cultura de medo e ansiedade é uma das consequências da aplicação de avaliações para demissões. Medo e ansiedade por sua vez levam à paralisia e baixo desempenho, contaminando todo o ecossistema avaliado.
Melhor distribuição de bônus
Utilizar o resultado de avaliações para distribuição de bônus só é considerado assertivo e justo quando o processo é conduzido de forma clara e completa, e respeita os vários aspectos que a gestão de desempenho deve fornecer.
Jonas deixa claro que espera apenas indicadores de pontuação objetivos e