Resumo Arquitetura Computadores
Já o software é composto de algoritmos (instruções para executar algo) e por programas
Nos primeiros computadores, a fronteira entre o hardware e o software era muita clara. Com o passar do tempo essa fronteira foi se desfazendo com a remoção e combinação de níveis, na medida em que os computadores evoluíram. Hoje é muito difícil separar hardware do software.
Qualquer operação realizada pelo software pode também ser realizada diretamente por hardware, de preferencia os dois devem andar bem unidos.
Os primeiros computadores digitais construídos na década de 1940 tinham somente dois níveis: o nível ISA, onde a programação era feita, e o nível da lógica digital, onde esses programas eram executados. Os circuitos do nível da lógica digital eram complicados, difíceis de entender e construir, além de serem pouco confiáveis.
Em 1951, Maurice Wilkes, um pesquisador da Universidade de Cambridge, sugeriu a ideia de ser construído um computador de 3 níveis, a fim de simplificar o hardware.
Ao longo da década de 1950 foram construídas maquinas de três níveis. Na década de 1960, a quantidade desse tipo de maquina aumentou bastante. Em 1970 tornou-se comum ter o nível ISA interpretado por um microprograma em vez de executa-lo diretamente por circuitos eletrônicos.
Nos primórdios da computação eletrônica, a maioria dos computadores era operada pelo próprio programador. Existia uma espécie de lista de espera, para que o programador pudesse usar a maquina, por exemplo, na quinta-feira as 3 horas da madrugada(muitos preferiam trabalhar de madrugada, quando a sala da maquina apresentava-se mais calma. Na hora marcada o programador dirigia-se a sala com cartões perfurados em