Arquitetura de Computadores Resumo do Cap tulo 5
Resumo
Nos primeiros computadores, a memória principal era de núcleo magnético. Nos computadores modernos, a memória principal utiliza chips semicondutores, o que supera de longe as memórias de núcleo magnético.
Organização
O elemento básico de uma memória semicondutora é a célula de memória e esta memória compartilha de certas propriedades entre elas:
Apresentam dois estados estáveis, que podem ser usados para representar o binário 1 e 0;
São capazes de ser escritas, para definir o estado;
São capazes de ser lidas, para verificar o estado.
Memória Principal Semicondutora
As duas formas básicas de memória de acesso aleatório semicondutora são a RAM Dinâmica (DRAM) e a RAM estática (SRAM).
DRAM e SRAM
Todos os tipos de memória exploradas neste capítulo são de acesso aleatório. Ou seja, palavras individuais da memória são acessadas diretamente por meio da lógica de endereçamento interna. A mais comum entre elas é a memória RAM. Nela, tanto a leitura quanto a escrita são realizadas por meio de sinais elétricos.
A SRAM é mais rápida, mais cara e menos densa que a DRAM, e é usada para memória cache (no chip e fora dele). A DRAM é mais densa (Células menores, mais células por unidade de área), mais barata que uma SRAM correspondente e é usada para a memória principal.
Para compensar a velocidade relativamente baixa da DRAM, diversas organizações avançadas de DRAM foram introduzidas.
Outra característica distinta da RAM é que ela é volátil. Uma RAM precisa receber uma fonte de alimentação constante. Se a energia for interrompida, os dados são perdidos. Assim, a RAM pode ser usada como armazenamento temporário.
ROM
Como nome sugere, a memória ROM (ROM, do inglês Read-Only Memory) é uma memória somente de leitura, contém um padrão permanente de dados, que não pode ser mudado. Outras em potencial incluem:
Bibliotecas de funções de uso frequente;
Programas dos sistemas;
Tabelas de Funções;
Uma ROM é criada como qualquer outro chip de